Pages

Subscribe Twitter Facebook

domingo, 25 de julho de 2010

Homem na Cozinha - Hamburguer caseiro

   Com esse post desejo iniciar uma série chamada homem na cozinha e pretendo todos os domingos colocar alguma receita feita por mim mesmo.
   Inspirado pela hamburgueria Madero resolvi fazer os meus próprios hamburguers caseiros na churrasqueira.
   Contudo, não tenho a receita secreta dos hamburguers do chef Dursky Junior, resolvi então buscar na internet alguma receita que eu achasse que poderia ficar parecido com os hamburguers do Madero Express. Sem muito sucesso é claro, resolvi então pegar todas as receitas que eu li, reinterpretar e fazer o meu próprio hamburguer assinado por mim mesmo.
   Para testar a minha reinterpretação das receitas que vi de hamburguers caseiros resolvi chamar toda a família para serem as minhas cobaias, além dos hamburguers o cardápio contou com batata fritas e arroz (não vi muita lógica para o arroz, mas foi a pedido da família).
   A receita é simples e direta:

   Ingredientes:

   2 Kg de patinho moido (pedi para moer direto no açougue).
   1 Cebola média picada.
   2 Ovos.
   2 Pães franceses molhados no leite.
   2 Colheres de sopa de óleo (pode ser de soja, canola, algodão, etc).
   Sal a gosto.
   Tempero para carne a gosto também (nessa receita eu usei 12 saches de sazon para carnes).

   Modo de preparo:

   Coloque a carne moida numa bacia juntamente com os ovos, o pão molhado no leite e a cebola misture tudo. Em seguida, vai colocando os outros temperos aos poucos até que fique com o tempero do seu gosto.
   Por ultimo, pegue uma pequena bola de carne coloque sobre uma superficie limpa e levemente untada com óleo para não grudar, abra um disco da grossura que desejar e para dar a forma utilize aquele disco próprio para fazer hamburguers, caso não tiver (que é o meu caso) corte uma garrafa pet no meio que o resultado será o mesmo.
   Pronto você terá o seu próprio hamburguer feito em casa, agora é só fritar ou colocar na brasa como eu fiz hoje.
 
   Rendimento: 40 - 45 hamburguers pequenos.
 
   Pode - se dizer que os haburguers foi um sucesso, mas acredito que todos foram muito gentil comigo. O resultado foi muito bom, não ficou igual do restaurante Madero Express (isso eu já esperava).
   Contudo o resultado na brasa não foi o que eu imaginava, esperava sentir aquele gostinho de fumaça mais pronunciado como nos hamburguers do Madeiro, isso só corrobora com a minha teoria prévia de que na receita dos hamburguers do chef Durski Junior ele faz o uso de fumaça liquida para acentuar o aroma da fumaça (Não estou desmerecedo os hamburguers do Madero, pelo contrário adoro comer lá).
  
   Afinal vale a pena? Claro que vale, além de você reunir toda a família para um alegre dia de domingo, fugindo da tradicional macarronada dominical, você faz um almoço super em conta.
   Quanto eu gastei? Para preparar os hamburguers gastei cerca de R$ 26,00 com todo o resto com refrigerante, cerveja, batata - frita e arroz, o gasto ficou em torno de R$ 60,00. Um valor bem interessante para um almoço de domingo, saiu menos de R$ 5,00 por pessoa.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Não é "fumaça liquida", mas sim lenha ao invés de carvão.

Galach Fiachaire disse...

Acredito que um dos maiores problemas com a sua receita foi a escolha da carne. Pelo sabor do hambúrguer do Madero, é óbvio que são feitos com carnes mais nobres que o patinho, provavelmente picanha misturada com fraldinha ou alcatra.

E como o amigo Lucas comentou, o negócio daquele gostinho adorável de fumaça é a lenha. Inclusive, aqui em casa, até para o churrasco dou preferência à lenha. Dá mais trabalho, demora mais, mas o resultado é fenomenal.

Agora, só não entendi como vocês conseguiram comer os seus hambúrgueres depois de 12 sachês de sazon. O indicado é 1 sachê para 1/2kg de carne, você usou 6x mais e ainda colocou sal!

Postar um comentário

Comente sem olhar