Pages

Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Utilidade Pública - Frango tem hormônios?

   Quem nunca ouviu falar sobre os tais frangos criados a base de hormônios?
   Pois é ainda me lembro da minha primeira aula de nutrição animal na faculdade, onde a primeira pergunta feita pelo professor foi: Frango tem hormônios? A resposta do professor foi dada de uma maneira muito clara: NÃO.
   Contudo, essa lenda ainda vigora com força no meio urbano e muitas pessoas repetem aos quatro ventos a mesma história de sempe: Um filho de uma amiga da prima de uma tia da vizinha começou a desenvolver seios depois de consumir frango com frequência. Baseado apenas nessa história, muitos se dão por satisfeito em acreditar que frangos realmente possuem hormônios femininos na composição da sua carne. Pior ainda são os que se dizem mais estudados e afirmam se frango não tivesse hormônio como você explica então esses super - frangos que vemos no mercado? Pois é, o peso médio de uma ave passou de 1,5 kg de 1930 para 2,1 kg em 2010, agora como explicar então esse ganho de peso?
   A resposta é muito simples: Melhoramento Genético, esse melhoramento favorecido ainda pela rapidez com que a ave chega no seu ponto de abate (normalmente 42 dias) isso permite que varias seleções possam ser feitas ao longo de um ano, obtendo assim resultados satisfatórios em pouco tempo.
   Esse ganho de peso não é apenas resultado de uma forte seleção genética, mas também de outros avanços tecnólogicos como o uso de dietas mais balanceadas, melhor controle ambiental da granja e a prevenção e o tratamento de doenças.
   Se mesmo assim, você caro leitor não se convenceu de que a industria avícola brasileira não usa hormônios durante o desenvolvimento das aves aqui vai mais alguns argumentos:
   O ciclo de vida das aves, desde o nascimento até o abate, é de cerca de 42 dias nesse periodo não é possível que algum hormônio faça efeito.
   O uso de hormônios é inviavel financeiramente
   Além disso a Instrução Normativa nº 17, de 18 de junho de 2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA proíbe o uso de substâncias estimulantes do crescimento.
   Se você ver em alguma embalagem de frango o seguinte anuncio "Não contém hormônios" pode ter certeza que é apenas uma jogada de marketing criada em cima dessa lenda urbana para vender mais.
   Portanto a próxima vez que alguem lhe disser que frango tem hormônios argumente com ela e mostra que ela esta errada.

   Esse artigo foi escrito pelo Eng. Agrônomo Yannick Plumhans.

   Para se informar mais clique aqui

1 comentários:

Ravick disse...

É o tipo de postagem que devemos compartilhar. rs

Muito bom, colega.

Postar um comentário

Comente sem olhar